Giro

Pulseira inteligente pode detectar covid-19 antes do surgimento de sintomas

Crédito: Reprodução AVA

A pulseira AVA para o acompanhamento do período fértil de mulheres foi capaz de detectar a infecção por covid-19. (Crédito: Reprodução AVA)

Uma pulseira inteligente, criada para acompanhar o período fértil de mulheres, foi capaz de detectar a covid-19 antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas.

A descoberta é de um consórcio de pesquisadores europeus e canadenses e foi publicado nesta terça-feira (21) na revista científica . O estudo envolveu 1.163 pessoas abaixo dos 51 anos, moradores de Liechtenstein, que foram observados entre abril de 2020 e março de 2021.



+ 4ª dose da vacina: veja quais efeitos colaterais podem surgir

Nesse período, as pessoas precisavam usar a smartband AVA, que identifica o período fértil de mulheres, durante a noite. Com três sensores, o aparelho salvava a cada 10 segundos os dados dos usuários referentes a frequência e alterações respiratórias, cardíacas e de temperatura, assim como a qualidade do sono. Os participantes do estudo faziam regularmente testes rápidos de antígeno, enquanto os que apresentavam sintomas eram submetidos ao exame do tipo PCR.

Foram coletados 1,5 milhão de horas de dados fisiológicos durante quase um ano de pesquisa, e 127 pessoas tiveram covid-19 no período. Os pesquisadores registraram mudanças significativas no organismo dos infectados durante o período de incubação (antes de surgirem os sintomas), durante a doença e também na recuperação.

+


Com as mudanças registradas pelo dispositivo foi possível identificar 68% dos casos positivos dois dias antes do surgimento dos primeiros sintomas da doença.

Segundo os pesquisadores, o diagnóstico precoce da covid-19 pode ser incorporado ao software da pulseira e ajudar os usuários infectados a tomar os cuidados para não transmitirem a doença para outras pessoas. A pesquisa agora entra em uma nova fase, na qual será analisado um grupo de 20.000 pessoas nos Países Baixos, com os resultados prometidos ainda para o ano de 2022.




Tópicos

4ª dose combate o quê? 4ª dose necessária 4ª dose vacinas a pandemia acabou? adolescentes e crianças covid anticorpos covid sintomas aumento de casos autoteste coronavírus autotestes covid-19 casos como detectar covid período fértil Como ocorre a transmissão da COVID-19? congestão nasal consórcio conter o avanço do coronavírus coronavírus coronavírus estudos covid covid anticorpos covid deixa sequelas? covid longa covid medicamentos covid remédios covid restrições covid tratamento Covid-19 covid-19 brasil covid-19 brasil 2022 covid-19 casos brasil covid-19 recorde brasil cuidados dor de cabeça dor de garganta dor muscular dor no corpo dose de reforço doses de vacinas doses de vacinas contra a covid-19 especialistas fadiga falta de ar febre fim da pandemia hábitos de prevenção do coronavírus higiene Higiene Pessoal identificar infecção infecções infectologista letargia mal estar máscara máscara de proteção máscara vacina máscaras vacina OMS medidas de segurança nariz entupido nova variante novas variantes O que é PCR OMS organização mundial da saúde pandemia perda de olfato perda de paladar período fértil de mulheres covid prevenção do coronavirus Prevenir problema do coração pulseira ava detecta covid-19 pulseira inteligente pulseira inteligente aponta covid antes dos sintomas pulseira inteligente covid fertilidade pulseira inteligente detecta covid antes de sintomas pulseira para acompanhar período fértil qual o melhor teste para covid Quantos dias para aparecer os sintomas da Omicron? Quem deve seguir usando máscara? reinfecção reinfecção coronavírus risco cardíaco risco de de doenças virais sequelas covid sinais e sintomas da omicron sintomas sintomas da omicron em vacinados smartband smartband ava detecta covid Smartwatch surgimento novas variantes no mundo temperatura covid detecção teste covid cientistas teste covid farmacia teste covid novidade teste covid sangue teste suor testes testes covid disponíveis tosse tratamentos tratar as doenças vacina da Pfizer vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacinação vacinação contra a covid-19 vírus vírus pandêmico vírus recombinante wearables